Analista Desenvolvedor

Definição de Full-Stack Developer

Full stack web developer é um perfil de desenvolvedor que consegue trabalhar não somente com programação, pois compreende de forma razoável uma porção de outras tecnologias envolvidas em um sistema: banco de dados, infra-estrutura, sistema operacional, servidor web, CSS/HTML (conforme ilustração do @bvafaretto).

Estes profissionais conseguem solucionar uma grande gama de problemas deste “stack” todo e, quando precisam de ajuda, precisam de pouca instrução de um profissional especialista na referida tecnologia para conseguirem prosseguir. O conjunto todo é chamado de “stack”, pois se trata de uma “pilha” de tecnologias (pense nas tecnologias do servidor embaixo, e as do cliente em cima). Então “full-stack” é aquele desenvolvedor que lida com todas as camadas da pilha, e não só com uma parte delas.

Full Stack Web Developer

Ao contrário do que é pensado, não é preciso ser uma desenvolvedor experiente para considerar-se “full stack”. Isto pode ocorrer perfeitamente nos primeiros anos do profissional, basta o mesmo ter contato com estas diferentes tecnologias, o que normalmente ocorre em empresas menores (onde nem sempre há um profissional disponível para cada tecnologia) ou empresas que estimulam este tipo de situação (arrisco dizer que seja a maioria das que trabalham com alguma metodologia ágil).

 

Facebook Comments